Seja escritor em todas mensagens (internet e apps)

Você já prestou atenção quando está postando mensagens pelas redes sociais, a maneira que escreveu, o contexto dela se ficou claro ou não?

Se da maneira que escreveu parece um estudante ou mesmo uma pessoa de pouco estudo, querendo ser ou já é um escritor, taí um grave problema.

É claro, mesmo em uma conversa informal, em apps de troca de mensagens do tipo Whatsapp, nem nos preocupamos com as formalidades da língua brasileira. Inclusive, um caso

Mas sendo um pretenso escritor ou já sendo um, a maneira que se comunica denota o cuidado que aplica até nessas mensagens. Digo isso pois quem quer ser um escritor, tem que ser de tempo integral. Ou seja, que vire um hábito escrever corretamente o tempo todo, pois é algo que fica incorporado o que é mais que obrigação, a quem se considera escritor.

Do mesmo modo cuidamos de nossa saúde, incorporando bons hábitos de cuidados, o mesmo se aplica à qualidade do que produzimos. Quem escreve, colocar em prática a boa escrita, até mesmo em mensagens corriqueiras. E se for para uma postagem em redes sociais, o cuidado é em dobro.

Parece até um puritanismo mas é um algo que, já que você lida com palavras, mensagens ou mesmo a escrita de uma história, você tem que ser o tempo todo assim.

Lembro de um conselho do meu falecido marido, que era escritor também, que é um algo que eu carrego até nos dias de hoje. Ele dizia:

“Se quer ser um escritor melhor, seja até mesmo na mensagem mais simples possível. Pois assim você dará a ideia de ser um escritor mesmo em uma mensagem mais corriqueira. Como você quer ser um escritor se em uma simples mensagem você não demonstrar que é um?”

É um algo que se observa em grupos que seja de escritores, é meio chocante ver pretensos escritores ou mesmo se dizem serem, cometendo muitos erros de gramática e nem sabendo se expressar. Com erros muito graves e pouco entendíveis, colocam em dúvida o livro que está vendendo. Quem quer comprar de um livro ou mesmo entender uma mensagem numa postagem de um escritor, se mal sabe se expressar?

Um exemplo disso foi em uma postagem em um grupo escritores. A pessoa que se dizia escritora, postou uma pergunta ou dúvida, mas que tinha o contexto confuso e mal escrito ainda por cima. Da maneira que escreveu, deu margem a mais dúvidas por conta do texto confuso. Fiquei em dúvida e com medo de que estava entendendo errado, enviei para um colega da Aliteração. Até mesmo ele, sendo mais experiente, também não entendeu. Ao ler os comentários que seguiram na postagem, gerou comentários que até foram grosseiros com o autor da postagem. E inclusive um dos comentários, caiu justamente no contexto desse meu texto.

Inclusive, recordo de uma vez, quando clonaram meu número de celular, das pessoas que me procuraram e me denunciaram o problema. Uma dessas pessoas disse que sabia que era um golpe, mas que fui vítima, pois a mensagem que o golpista enviou estava cheia de erros. Ela sacou pois conhecia o meu modo de escrever e logo bloqueou a pessoa. Uma das pessoas que me trouxeram até prints de tela, disse que eu jamais escreveria uma mensagem daquela, com erros e logo pedindo dinheiro.

Felizmente, foi algo negativo que me rendeu uma devolutiva da imagem das pessoas que me conhecem, de que me diferencio de forma positiva e que com quem tenho contato sabem o nível que possuo.

Portanto, não tem problema em uma conversa casual cometer alguns errinhos, pois é uma conversa privada e casual. Mas quando está em um ambiente com mais pessoas, é algo que tenha que ter mais cuidado.

Afinal é a sua imagem como escritor que está exibindo a todos. Uma pessoa comum pode cometer o erro que for, mas a quem está inserido no campo de comunicação e de expressão de ideias, um erro na contextualização e de escrita soa de modo mais negativo.

Cuidar do que escreve, da melhor maneira possível, demonstra o quanto se dedicou ao ofício da escrita.

E também o quanto se preocupa para que sua mensagem impacte nas pessoas que a lerem.

Deixe um comentário