Como aplicar retícula no Photoshop – Parte 1

É preciso ter a retícula em uma camada e o desenho em outra. Daí, se não tiver a retícula, terá de escanear uma de seu agrado
Dê um trato nas imagens (o desenho e a retícula). Se as imagens estiverem escuras, utilize o Brilho e Contraste para clarear e escurecer os traços pretos.
No arquivo do desenho, este precisa estar em uma camada que não seja o background. Para que ele fique em outra camada, basta apenas selecionar (Crtl + A), recortar (Crtl + X) e colar (Crtl + V), sem mexer no cursor. Se abrir o menu flutuante Layer, poderá ver que o desenho agora está em uma outra camada
Arraste a imagem do pantone sobre o desenho e posicione da forma que quiser. Se houver mais lugares para aplicar a retícula e este for muito pequeno, duplique a camada dele quantas vezes precisar.
Na camada da retícula, vá no menu flutuante Layer e no canto superior esquerdo há uma janela pequena chamada Blend Mode (Mesclagem de Camada). Selecione o modo Multiply.
Agora sua camada está sobrepondo a camada de desenho, mas aparecendo os traços do desenho.
Apague os excessos com a borracha.

Obs.: Esta maneira só funciona com uma imagem relativamente grande de retícula escaneada e se estiver no tamanho que for ser utlizado no desenho.